por Ivan Ferreira

No último domingo a principal reportagem do Fantástico abordou o tema dos trotes nas universidades. E os alunos de Medicina da UMC foram os protagonistas de tal imbecilidade transmitida pela rede Globo. Enfim os responsáveis estão sendo investigados pela reitoria da universidade, mas a humilhação passada pelos calouros ficará marcada por um bom tempo na memória de cada um.. Aliás, uma aluna no dia seguinte ao trote desistiu do curso.

A entrada na universidade é um momento especial para o jovem, que passou noites em claro dedicando-se aos estudos para alcançar a vaga no curso almejado e na instituição escolhida. Independente se é pública ou particular o mais importante é o rumo profissional e o amadurecimento que cada um terá nesses anos acadêmicos. Ou talvez não. De quem você espera que salve vidas quando estão preocupados em destruir sonhos?

Kit Calouro só custa 300 reais. Tem direito: um estojo (para quando vomitar já saber aonde depositar o gorfo); uma agenda (para deixar registrados os melhores ou piores momentos do trote, gosto não se discute) e uma camiseta referente ao trote (para tirar uma foto e deixar registrado no orkut, é claro).  Detalhe o valor arrecadado entre os calouros para a realização da festinha só foram uns míseros 24 mil reais. Só teve como comprar fígado podre e peixe estragado… Bom, tava lendo meus e-mails e o abadá pro Carnafacul ta saindo mais barato!

Tenho uma sugestão bem original para os próximos trotes. Coagir todos os calouros e também aos demais universitários, a serem doadores de sangue. A Santa Casa de Mogi das Cruzes e outros hospitais do Alto Tietê agradecerão à ação social. Além de quê, os 4 mil reais por mês estão sendo muito bem investidos em cada um dos futuros doutores.